* Com informações do G1
Cerca de US$ 137,21 milhões em criptomoedas estão inacessíveis para os usuários da Quadriga, plataforma digital canadense. Tudo porque o fundador era o único portador da senha de acesso e morreu repentinamente.
Estima-se que o problema tenha afetado cerca de 115 mil clientes. Gerald Cotten morreu aos 30 anos e foi vítima de complicações da doença de Crohn.
A plataforma que permite a negociação de Bitcoin, Litecoin e Ethereum, possui 363 mil usuários registrados e calcula gerenciar cerca de 250 milhões de dólares canadenses.
A viúva de Cotten explicou que o principal computador que ele usava possuía uma “carteira fria” de criptomoedas, mas ela só é acessível fisicamente. Ela alega que não estava envolvida nos negócios do marido mas que especialistas contratados conseguiram acessar pequena parte da carteira.
Negociar Criptomoedas exige cautela e contratos muito bem elaborados
O episódio acima ilustra os problemas singulares enfrentados por quem negocia criptomoedas.
Em casos semelhantes, o prejuízo acabou sobrando para os investidores, já que no segmento é comum as negociações acontecerem de forma informal .
Quem negocia criptomoedas deve realizar uma ampla análise em seus contratos: os investidores, para se certificarem do contexto jurídico em que ele está inserido, e as Tradings ou Corretoras, para garantir proteção e redução nos riscos da operação.
Os contratos devem ser produzidos por especialistas jurídicos no tema e
devem, por exemplo, apresentar os caminhos ou planos de contingência previstos para possíveis problemas, como o citado pela reportagem. E para segurança dos investidores, a empresa deve ter sede com representante legal no mesmo país em que ele reside.
Apesar da relação ser digital, as obrigações são físicas. E é de extrema importância que investidores e corretoras revisem constantemente os seus contratos.
O Departamento de Negócios Digitais do Küster Machado possui uma equipe especializada nas relações entre negociantes de criptomoedas.
Küster Machado – Relações e Negócios Digitais
[email protected]