O que são moedas digitais e como funcionam?

Conhecidas popularmente como criptomoedas, as moedas digitais representam uma tendência no mercado global atual. Muito se especula sobre seu real valor, como investir, adquirir e utilizá-las.

Além disso, o impacto dessas moedas de uso virtual no mercado financeiro preocupa e desperta o interesse de grande parte da população e investidores. Mas, qual a diferença entre a moeda tradicional e as moedas digitais?

Como tudo que é novo gera interesse e dúvida na maioria das pessoas, criamos esse post, para ajudar você a entender mais sobre esse assunto e a conhecer tudo que envolve as criptomoedas e suas utilizações.

O que são criptomoedas?

São moedas digitais descentralizadas, vendidas ou compradas em um ambiente virtual, usando a criptografia. Não há moeda física, as criptomoedas foram criadas por programadores e são sequências secretas de números e letras controladas por transações públicas e seguras.

Não existe um sistema bancário por trás dessas transações ou armazenamento. As criptomoedas são avaliadas com base no valor do dólar e podem sofrer alteração diária por conta da valorização da moeda física.

A mais famosa criptomoeda é o Bitcoin, foi a primeira a ser criada e ganhou rapidamente fama no mercado entre os investidores. Após o boom inicial e o aumento da demanda, surgiram os Altcoins (moedas digitais alternativas ao Bitcoin) que utilizam o mesmo código-fonte, com algumas bifurcações para modificar ou adicionar novas características.

Como são feitas as transações de compra e venda de moedas digitais?

As transações de compra e venda das criptomoedas são feitas através de uma nova tecnologia chamada de Blockchain (corrente de bloco), que pode ser entendida como livro de caixa, em termos contábeis.

O Blockchain registra em diversos computadores as transações efetuadas, envio e recebimento de valores. Esses registros são organizados em uma “biblioteca” dentro da rede. Esses conjuntos de transações são colocados em cada um desses “blocos” e criptografados. Mas é possível que qualquer pessoa audite ou verifique as informações e movimentações contidas em cada bloco.

Para movimentar as informações dentro do Blockchain, os chamados mineradores, que são os responsáveis por montar essa corrente de blocos, através de cálculos matemáticos bem complexos, vão adicionando as transações nos blocos e são os responsáveis por ligarem um bloco ao outro, criando um elo (hash) entre eles.  

É seguro investir em moedas digitais?

A tecnologia envolvida é extremamente complexa e como há monitoramento aberto das transações, não há possibilidade de apagar as informações contidas na Blockchain.

As transações efetuadas só são validadas quando as informações contidas em um block são totalmente preenchidas com transações. Por isso, há garantia que a moeda chegue ao destino certo. As moedas não são reutilizáveis e as transações anteriores não podem ser alteradas, e não comprometem a cadeia de investimentos.

Se quiser saber mais sobre negócios digitais e suas aplicações, continue acompanhando nossas postagens aqui no negóciosdigitais.kustermachado.adv.br


Küster Machado – Relações e Negócios Digitais
A área de Relações e Negócios Digitais do Küster Machado possui equipe altamente capacitada para auxiliar pessoas físicas e jurídicas a resguardarem seus direitos no universo digital e a estabelecerem programas de Compliance Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *